Nossa Missão    

 

Hoje, nas universidades públicas tem acesso o estudante melhor preparado, via de regra, oriundo de família economicamente estabilizada, enquanto o mais pobre tem que labutar para pagar a faculdade e, a bem da verdade, deve-se dizer que a grande massa de concluintes do ensino médio nem vislumbra a possibilidade de prosseguir os estudos, pela simples razão de não ter dinheiro, sem contar que o preparo escolar não passa do sofrível. Tais fatos mostram a face injusta do sistema, que abre oportunidades gratuitas a quem não precisa e fecha-as a quem precisa, alimentando o ciclo vicioso da exclusão que esgarça o tecido social, com as consequentes mazelas conhecidas de todos.

Preocupados com essa situação e dentro de uma visão ampla de investimento social, em nosso município, é que propusemos e efetivamos a criação da FADE - Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino, que tem por objetivo visível permitir acesso a cursos superiores e técnicos de estudantes desprovidos de recursos econômicos.

Diferentemente do que oferecem outros financiamentos a estudantes, com cobrança de juros, atualização monetária e exigência de fiadores economicamente capazes - exigência essa por si só excludente - a FADE direciona oportunidade aos excluídos do sistema, por meio de um processo seletivo que apenas analisa a documentação necessária exigida pela Fundação. Quando as vagas forem limitadas, este processo seletivo irá analisar também, a condição socioeconômica do candidato. A FADE mantém cerca de centenas de estudantes em Instituições de Araras e região, em cursos de graduação, pós-graduação, técnico e profissionalizante.

Como se vê, a missão da FADE não se limita à simples intermediação financeira: este é apenas um meio. A sua missão maior insere-se dentro de um grande projeto de inclusão social, de formação de cidadãos. Isso exige definição de objetivos, determinação, coragem, gestão e verbas, estas em níveis além do que a legislação em vigor determina.